A área de TI se tornou uma das áreas mais importantes nas empresas atualmente. Com a informatização dos processos, muitas empresas viraram altamente dependentes da informática, e o bom gerenciamento desse complexo setor é uma tarefa igualmente complexa.
O Gerente
O gerente de TI precisa ter conhecimento não somente de sua área, precisa saber interagir bem com diversas outras áreas, sem contar estar sempre atualizado com o que há de mais moderno, tanto na sua área quanto nas demais.
Entre as áreas chaves para um bom gerenciamento de TI está a administração, com conhecimento sobre a área de administração um gerente consegue traçar a melhor estratégia para aquisição e/ou troca de equipamentos além de utilizar ROI (Return Investment - Retorno do Investimento) e TCO (Total Cost of Ownership- Custo Total de Propriedade).
Outra área chave é o da propaganda e marketing, um gerente com conhecimento nessa área conseguirá expor melhor os motivos e benefícios de suas idéias e escolhas, deixar claro o que quer e como quer e motivar os funcionários conseguindo que todos “comprem sua idéia”.
As Ferramentas
A área de gerenciamento de TI necessita metas, que somente podem ser traçadas com ferramentas.
Uma das ferramentas principais para um bom controle da área de TI é o controle de chamados. Com essa ferramenta é possível identificar quais áreas precisam de treinamento, quais os problemas mais comuns, quantidade de chamados durante determinado período, quais as principais dificuldades dos usuários, como eles se adaptaram a alguma mudança, entre diversos outros dados relevantes.
Outra ferramenta muito útil é o CRM (Customer Relationship Management- Gestão de Relacionamento com o Cliente), que quando utilizado na área de TI pode ser uma importante ajuda na melhoria do atendimento.
O Gerenciamento
Para um bom gerenciamento do setor de TI é sempre bom estar em dia com as novidades no mercado TI, também é interessante saber de administração para poder utilizar equipamentos, softwares ou serviços que darão um bom retorno do investimento (ROI) e terão um baixo custo total de propriedade (TCO).
É necessário também saber “vender a idéia” dos produtos ou serviços que utiliza ou deseja utilizar, passando de forma clara quais serão as vantagens e desvantagens da adoção dos produtos/serviços que está propondo, levando em conta também as dificuldades iniciais na adoção dos mesmos.
Outro ponto importante é a necessidade de estabelecer, e principalmente cumprir, metas, de acordo com dados sólidos, retirados de ferramentas utilizadas no gerenciamento do setor, não esquecendo é claro de estar sempre de olho na melhoria contínua do departamento, porém sem esquecer o lado humano, ou fazendo mal uso de seu peopleware.
Nenhum comentário:
Postar um comentário