segunda-feira, 13 de outubro de 2008

E-commerce, um novo modelo de negócio

A correria cotidiana que agora atinge praticamente todas as pessoas gera novas necessidades, faz com que as pessoas procurem meios mais simples e rápidos para realizar tarefas, afinal, como cumprir uma enorme carga de afazeres e ainda conseguir um tempo para ir ao banco checar seu saldo ou pagar algo, comprar aquele item eletroeletrônico que está precisando ou qualquer outro produto ou serviço.
Com as novas tecnologias na área de comunicação e TI, se tornou corriqueiro fazer tais tarefas sem sair do escritório onde trabalha ou do conforto de sua casa, bastando apenas estar conectado a internet, esta nova prática é denominada comércio eletrônico, um novo modelo de negócios gerado a partir do crescimento da Internet nos anos 90, a rede mundial de computadores possibilita a agilização da informação, realizando a prestação de serviço por meio eletrônico, permitindo a venda e a entrega de produtos, informações e dados.
No modelo tradicional, as empresas em geral, realizam negócios utilizando shopping centers, lojas, catálogos e vendedores de porta.
Mas por meio de conexões eletrônicas entre clientes e fornecedores, o comércio eletrônico tornou-se eficientemente e rápido. Esse novo modelo tecnológico suporta a concorrência global entre empresas, operação de vendas 24 horas por dia e 7 dias por semana, pequenas empresas, utilizando poucos recursos financeiros têm conseguido enorme sucesso explorando mecanismos de automação de vendas eletrônicas, com gestão de suprimentos e de estoque, logística e cobrança no início da operação
Não é um modelo perfeito, desafios como acabar com a insegurança no tráfego das informações pessoais e organizacionais, eliminar a incerteza jurídica nas transações e a demora na entrega de bens adquiridos eletronicamente, são ações que estão sendo estudadas constantemente.
Ainda assim as empresas começam a ter consciência de que certamente o e-commerce será a nova forma de fazer negócios em um futuro próximo eliminando limites de tempo e lugar entre compradores e vendedores.

2 comentários:

Luiz Rodolfo Barreto da Silva disse...

Certamente, o conforto que o e-commerce proporciona é extraordinário... Mas nem sempre vejo que ele é bem aplicado... Itens de fácil localização

CENTRO UNISAL 2008 SIIN SADE I. T. I. L. // B. I. disse...

Parabéns pelo Blog. Conteúdo muito bem explorado e atual